Nova Norma de Emissão MAR-I

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MWM - Linha de Motores para Construção Civil

O Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE) foi criado em 1986 pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) por meio de resoluções que estabelecem diretrizes, prazos e padrões legais de emissão para diferentes categorias de veículos automotores. A fase do PROCONVE MAR-1 (Máquinas Agrícolas e Rodoviárias - Fase 1), de acordo com a Resolução CONAMA 433/2011, é aplicável às máquinas agrícolas e de construção (rodovia-ária) novas, nacionais e importadas. É uma legislação similar à norte-americana Tier 3 ou à europeia Stage IIIA.

Quando a fase MAR-1 entra em vigor?
A fase MAR-1 entra em vigor de forma escalonada, conforme cronograma abaixo:

Máquinas de Contrução
2015: Novos modelos introduzidos/lançados no mercado de potência igual ou superior a 37kW (50cv) até 560 (761cv)
2017: Todos os modelos com potência igual ou superior a 19 kW (25cv) até 560 kW (761cv)

Máquinas Agrícolas
2017: Todos os modelos com potência igual ou superior a 75 kW (101cv) até 560 kW (761cv)
2019: Todos os modelos com potência igual ou superior a 19 kW (25cv) até 75 kW (101cv)

Quais são os ganhos nas emissões com esta fase MAR-1?
A nova legislação MAR-1 define limites de emissões dos poluentes monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC), óxidos de nitro-gênio (NOx) e material particulado (MP). Se comparada com motores não certificados ou não regulamentados, a redução da poluição de material particulado da fase MAR-1 pode chegar a 85% e a de NOx até 75%.

O que muda nas máquinas para atender aos novos limites de emissões?
Para atender aos limites da legislação, novas tecnologias podem ser empregadas para as máquinas agrícolas e de construção (rodovia-árias), como:

- Controle eletrônico de injeção – É uma tecnologia comum a muitos fabricantes, introduzido nos motores, garante maior pres-são de injeção e melhor precisão no fluxo de combustível. - Recirculação do Gás de Escapamento ou “Exhaust Gas Recirculation” (EGR), em inglês – Tecnologia pela qual o gás de escapamento retorna à câmara de combustão do motor, reduzindo a temperatura da combus-tão e a formação de óxidos de nitrogênio (NOx).

- Redução Catalítica Seletiva ou “Selective Catalityc Reduction” (SCR), em inglês – Nesta alternativa, um reagente líquido (Arla 32) é pulverizado no gás de escapamento, ocorrendo uma reação química no catalisador que praticamente neutraliza a geração de NOx. Nos casos da utilização do SCR, pode haver um mecanismo de avaliação conhecido como OBD (On-Board Diagnose), que identifica a presença do Arla 32 e também registra as falhas causadas pelo não uso do reagente.

Como será o consumo e o desempenho das máquinas MAR-1 em relação as atuais?
Basicamente, espera-se um desempenho melhor das máquinas, principalmente em função das tecnologias incorporadas ao motor pela engenharia, tornando-os mais eficientes, isto é, permitindo um melhor controle da combustão, reduzindo a formação de poluentes e melhorando a performance.

O que muda na manutenção das novas máquinas?
Cada fabricante informará aos usuários os novos parâmetros de manutenção. Atenção especial deve ser dada aos sistemas de injeção de combustíveis, por adicionarem novos componentes e tecnologias. A importância do usuário É de fundamental importância o papel do operador ou usuário para o cumprimento da nova legislação de melhoria ambiental e para a durabilidade das máquinas. Para isso, ele deve seguir as recomendações do fabricante para a correta utilização das novas tecnologias e do combustível a ser utilizado.

Você sabia?

Você sabia que os motores MWM com nível de emissão MAR-I irão equipar alguns modelos de pulverizadores PLA? Os motores MWM das famílias Série 10 e Série 12, com potências entre 120 e 160 cv irão equipar os Pulverizadores HYDRA 200 e ORION 250 da PLA. A comercialização será em território nacional e o início de fornecimento está previsto para o primeiro semestre de 2017.

O Grupo PLA configura um conjunto de empresas dedicadas à produção de maquinário, implementos e serviços relacionados ao campo. Durante a última década o grupo desenvolveu uma tendência marcante em direção à globalização dos seus produtos exportando à mercados líderes dos quatro continentes, como Austrália, África do Sul, países do leste europeu e México.

A PLA possui uma planta fabril na cidade de Canoas (Rio Grande do Sul) e conta também com uma nova planta em Las Rosas (Santa Fé, Argentina).

Boletim Informativo: Serviço em Foco - MWM

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